quarta-feira, 6 de abril de 2016

A indomável Sofia - Georgette Heyer

  Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...


 Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Estava doída para vim contar para vocês sobre o último livro que li, esse romance de época maravilhoso, que eu amei demais! 
   Geralmente no século XIX se esperava das mulheres que elas tivessem um comportamento perfeito, que não fizessem nada que chamassem muita atenção, que fossem delicadas e frágeis, como a maioria era, na verdade. Mas em " A indomável Sofia" conhecemos uma mocinha que muda TUDO. Ela é uma protagonista a frente de seu tempo, com opiniões e ela não tem medo de expô-las, ela é ativa, astuciosa, engraçada e apronta cada uma... 
   Ela vai morar na casa de seus tios quando seu pai sai em uma viagem que considera que não seria adequado sua filha ir, ela sempre foi criada pelo seu pai, viajando pelo mundo. Sophy chega na casa com presentes para seus primos, presentes considerados não muito adequados pelo seu primo mais velho ( o qual comanda a casa), Charles, os primos mais novos é claro, logo se apaixonam por Sofia. 
   A todo momento ela tem alguma atitude que sua tia e Charles consideram inadequadas, mas o fato é que ela não está nem ai para isso. Sophy é independente, principalmente para a época, e isso é um constrangimento para aqueles que a acolheram. Ela é muito criticada pela noiva de seu primo Charles, uma moça que logo percebemos é uma fofoqueira, asquerosa. 
"- Entretanto Selina, que me repetiu a observação, não gosta de cavalos, ela... - Charles parou, percebendo o absurdo que era discutir esse assunto.
- Espero que ela venha a gostar, depois de conviver na mesma casa com a Sra. Wraxton durante alguns meses - disse Sophy animada. "  
   Sofia toma como sua missão melhorar a vida das pessoas daquela casa, como livrar sua prima de um casamento que ela não deseja, ajudar seu primo Hubert, livrá-los da presença intragável da Sra. Wraxton (noiva de Charles), entre outras coisas que ela apronta. Mas ao longo da história percebemos que mesmo com esse jeito desbocada, forte, astuta, Sophy tem um coração muito bom, e em um momento do livro eu senti isso com bastante intensidade, é visível que apesar desse jeito, ela se importa com o bem- estar das pessoas que a cercam.
" Mas, como não era de abandonar nenhum projeto uma vez que o iniciasse, nem por um instante alimentou a ideia de deixar o jovem primo resolver sozinho suas dificuldades. "
" - Uma tarefa muito difícil - declarou o Sr. Wychbold. - Mas nada pode ser feito.
- Isso é o que as pessoas sempre dizem - replicou Sophy com severidade - quando são muito  indolentesou, talvez, muito medrosas para fazerem um grande esforço a fim de serem úteis! " 

   O legal é que a história não foca apenas em nossa protagonista e sim nas pessoas que estão a sua volta, assim como seus dilemas, problemas, enfermidades, etc. A autora me conquistou bastante por isso e por me apresentar uma mocinha como Sophy, de quem eu virei fã (risos). Um mocinha determinada, inteligente, forte, de opiniões fortes, ativa, ela não apenas fala, ela simplesmente vai lá e faz acontecer, além de bem engraçada, eu realmente me diverti, dei boas risadas (de verdade, risos). Recomendo, principalmente para quem ama romances de época e mocinhas fortes, que lutam por seus direitos desde aquela época e que fazem acontecer! 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amo livro de época. Ainda mais com uma pitada de modernidade. Com certeza entrou pra minha lista de quero ler. Parabéns pela resenha ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida! Leia sim, vai amar e rir bastante com a Sofia :) Beijooos <3

      Excluir