segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Um mais um - Jojo Moyes

  Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá? Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.
   Por incrível que pareça esse foi o primeiro livro que li da autora Jojo Moyes, porém já havia assistido ao filme " Como eu era antes de você" adaptação do livro dela (que não li), e já tinha me emocionado bastante, apesar de algumas críticas pessoais que tenho sobre a história. E percebi que essa autora adora mexer com nossos sentimentos, e ela mexeu com os meus na leitura desse livro! 
   Realista em muitos pontos, mas que nós ensina muito sobre ter esperança, sobre ser honestos, sobre família, sobre recomeços... Vamos conhecer uma família com uma constituição fora do padrão, onde uma mãe (Jess) cria sua filha Tanzie, um prodígio da matemática, seu enteado gótico e calado chamado Nick, um cachorro bem grande e babão, Norman. Uma família diferente, com uma rotina caótica, enfrentando a cada dia a dificuldade de pagar as contas e conseguir sobreviver.
"É isso que não entendo. Não entendo como a nossa família pode basicamente fazer a coisa certa e sempre acabar na merda. Não entendo como a minha irmãzinha por ser brilhante, meiga e um verdadeiro gênio e, ainda assim, agora acordar chorando e ter pesadelos, e preciso ficar acordado na cama ouvindo a minha mãe atravessar o patamar da escada às quatro da manhã para tentar acalmá-la."
   Jessica Thomas largou os estudos cedo porque engravidou de Marty, seu marido depressivo que está vivendo nada casa da mãe (há 2 anos!). E desde que Marty foi embora ela luta todos os dias para conseguir pagar as contas da casa, dando faxinas e trabalhando em um pub a noite. Uma centelha se esperança se acende quando Tanzie recebe uma bolsa de estudos em uma escola particular, uma bolsa de 90%, bastante generosa, mas ainda assim, Jess não é capaz de pagar pelo restante da mensalidade.
   Pela primeira vez na vida Jess resolve fazer uma loucura para ajudar sua filha: ir á uma Olimpíadas de matemática do outro lado do país, em um carro velho, sem seguro. E eles vão receber uma ajuda mais que especial de Ed Nicholls, um milionário da área de tecnologia, que está sendo investigado por uso de informações privilegiadas.

   E aí, quando essa viagem começa, é hora de quebrar as más impressões que Jess tem de Ed e hora de Ed saber um poucos mais sobre a moça que limpa sua casa de veraneio. É hora de quebrar preconceitos e paradigmas. Já é uma grande surpresa Ed ajudá-los sem pedir nada em troca, simplesmente dar uma carona que vai durar três dias. Uma viagem com contratempos, comidas estragadas, nervosismos, ansiedade... E que vai trazer sentimentos inesperados dentre tantas coisas pelas quais essas pessoas dentro daquele estão passando.
   É como uma flor que nasce em um local inesperado, o sentimento de carinho e companheirismo, como aquelas pessoas se envolvem para ajudar umas as outras. Uma família tão conturbada, passando por tantos problemas foi o que mais me emocionou, porque apesar disso tudo, de seu enteado ter sido espancado pelos vizinhos e a preocupação de que Tanzie pode ter o mesmo futuro, Jess luta para mudar isso, ela tem esperança de que as coisas podem melhorar. Ela tenta manter o otimismo na vida e isso abala o sr. Nicholls, porque ele não costuma ser muito otimista, principalmente na situação em que sua vida se encontra.
   Superação, cooperação, amizade, amor, generosidade é o que encontramos nesse livro. Ed se supera, finalmente faz algo de bom para o próximo, dá a um adolescente desiludido confiança, ajuda a recuperar e refazer, e faz Nick ver do que ele é capaz.
   Eu achei que seria um livro clichê: uma família em dificuldades, principalmente financeiras, conhece um milionário e tudo dá certo no final... NÃO! Foi diferente, surpreendente! Eles vão descobrir juntos como superar os problemas da vida, e ainda sair por cima. Jess aprende que pode finalmente relaxar um pouco e deixar alguém ajudá-la. Depois de tanto desgosto com Marty (acreditem, vocês vão morrer de raiva dele!) ela poderá contar com alguém.

2 comentários:

  1. Oii Gabi!!
    Depois que li Como eu era antes de você, tenho curiosidade sobre os demais livros da Jojo.
    Sua resenha é a primeira que leio acerca de Um Mais Um, e já gostei bastante da temática familiar abordada, penso que essa é uma marca da autora, sempre trazer questões familiares para suas histórias.

    PS: Te marquei em uma TAG que respondi lá no Blog, se gostar, esteja livre para responder ;-)

    Abraço!
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bastante emocionante sim Cailes e espero que goste!
      E obrigada por me marcar na TAG :) Beijos!

      Excluir