quinta-feira, 3 de março de 2016

A casa das orquídeas - Lucinda Riley


  Julia Forrest é uma pianista de sucesso, que mora na França, mas por conta de um tragédia ocorrida em sua vida ela volta às suas raízes : a Inglaterra. Depois de perder o filho e o marido em um acidente, sua vida está meio estagnada ( mas como não estaria, não é mesmo?!) e ela conta com a ajuda de sua irmã mais velha Alícia para passar por isso tudo. Em um dia, tentando ajudar sua irmã a sair do seu chalé, Alicia chama a irmã para ir a um leilão na propriedade de Wharton Park, uma propriedade muito antiga e bem conhecida de Julia, ela costumava ficar na estufa da propriedade com seu avô Bill que cuidava das flores. Nessa pequena visita ela reencontra Kit Crawford, e eles acabam criando uma certa amizade.
  Kit está tendo que vender a propriedade pois ela está cheia de dívidas antigas e precisa de uma grande reforma antes que acabe caindo aos pedaços, mas ele não tem condições de fazer isso tudo. Fazendo uma averiguada pela casa Kit encontra um antigo diário que entrega a Julia, dizendo que ele possivelmente pertenceu ao seu vovô Bill (já falecido agora). Julia viaja na história dos antepassados da família Crawford e começam muitas descobertas, muitos segredos são revelados, inclusive sobre Julia, o passado começa a interferir no presente de uma forma surpreendente.
"-Há um ditado francês, madame, que diz que, para pertencermos ao futuro, devemos aceitar o passado." 
  Em meio a isso tudo, Julia também tem uma revelação sobre a morte de seu filho e de seu marido que nos deixa chocados, nunca, ninguém iria esperar essa reviravolta, e é claro que não posso falar qual é porque seria spoiler e aí não tem graça rs. 
"Porém, eu aprendi, com as histórias do passado e a minha experiência, que tudo deve ter um equilíbrio. Usarei o dom que ganhei e darei valor a ele para criar e proteger minha família e meu talento, mas nunca permitirei que ele me destrua."
  O mais mágico do livro é a interferência desse diário ( que se passa na época da 2ª Guerra mundial) no presente, em como isso tudo irá mudar até mesmo o destino da propriedade de Wharton Park, que preciso dizer que mesmo não podendo ver, só de imaginar me apaixonei por este lugar. 
  A casa das orquídeas nos surpreende muito, não é tão previsível quanto achamos. Como diz na capa "Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço." e no decorrer do livro vamos entender essa frase. 

"Em meio à dor e à felicidade da jornada que percorri nos últimos dois anos, eu aprendi a lição mais importante que a vida tem a oferecer e fico feliz por isso. Tudo o que temos é este instante." 

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Extraordinário - R.J. Palacio


  Extraordinário! O nome é perfeito, se encaixa na história de uma forma fantástica. August Pullman é um menino que nasceu com várias complicações de saúde, passou por inúmeras cirurgias para que fosse possível que ele conseguisse sobreviver, mas mesmo assim passou anos de sua infância entre procedimentos médicos, cirurgias delicadas, aparelhos dentro de sua casa que o ajudavam a viver e por conta de tudo isso August estuda em casa, é claro, isso e o fato de que sua aparência não ser nem um pouco "comum", até que os pais decidem que ele vai á escola. E é aí que começa toda a trama de aprendizagem, amadurecimento, superação e descobertas desse pequeno menino. O Auggie nos encanta do início ao fim do livro, você chora com ele pelo preconceito que ele sofre, se entristece pelas pessoas não olharem mais para dentro dele do que para fora... Mas também se alegra junto quando existe a superação, a amizade verdadeira, o reconhecimento... Na escola ele vai conhecer pessoas boas que irão ajudá-lo a passar por esse constrangimento, com certeza também poderá contar com a ajuda de sua irmã super protetora Via, de seus pais.

  Na escola ele faz um passeio para um tipo de acampamento junto com os colegas e professores, é a primeira vez que ele vai dormir longe dos pais, longe de seu cadelinha Dayse, e apesar do medo ele vai, e lá é onde as amizades irão se mostrar de verdade. O Auggie nos leva em uma viagem de sensibilização, quebra de preconceitos, que não consigo descrever em sua totalidade, tamanha foi a emoção que senti e sempre indico esse livro para TODO MUNDO (não é brincadeira rs). Inclusive por ser um livro que nos ensina tanto sobre como quebrar preconceitos, respeitar o outro e etc, acho que deveria ser incluído para as crianças na escola, é uma forma de aprender sobre isso de uma forma  bem simples e que talvez chame mais a atenção das crianças. Se eu tiver que escolher entre meus livros, esse está bem no topo. Quem leu? O que acharam? 
"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." 

Beijoos :)

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sobre

Sobre o Blog



Olá, meu nome é Gabriela Gonçalves, eu criei o blog com a intenção de compartilhar meu amor por livros com quem também ama e quem sabe fazer outras pessoas gostarem de ler! Eu leio desde pequena, mas foi depois de uma certa idade que me tornei uma leitora mais compulsiva. Poder compartilhar minhas experiências literárias, minhas opiniões, meus sentimentos pelos livros é fantástico. 
Sobre mim


 Tenho 21 anos, sou formada em nutrição, amo ler, assistir filmes e séries de TV, estou amando compartilhar minhas leituras aqui no blog!